Blog

Qual é o futuro da Agricultura?

05 de fevereiro de 2022 | Categoria: Novidades

A expansão da agricultura até meados dos anos 1970 deu-se de forma horizontal, isto é, com a incorporação de novas áreas para aumentar sua produção. Em seguida, essa expansão ocorreu de forma vertical, isto é, houve um incremento de tecnologia para o aumento de sua produtividade. No Brasil, tal mudança ficou conhecida como “Modernização da Agricultura”.

A partir de então, o caminho da agricultura tem sido o incremento tecnológico. Essa tecnologia engloba tanto a produção de insumos agrícolas (agrotóxicos, fertilizantes, etc.) quanto a mecanização agrícola e o uso da biotecnologia. Hoje em dia há uma enorme utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), os quais os especialistas têm chamado de “agricultura de precisão”.

Dentre os desafios para a agricultura, estão principalmente a questão ambiental e a segurança alimentar. Nesse contexto é que o debate entre biotecnologia, transgênicos e agricultura orgânica ganha força.

A biotecnologia, há tempos, é uma realidade em todas as partes do planeta, pois consiste em desenvolver técnicas e tecnologias de melhoramento genético de organismos vegetais (até mesmo animais) para sua melhor adaptação a um tipo de clima, solo, relevo e etc., como também pretende desenvolver o melhoramento no manejo do solo, a fim de garantir uma melhor produtividade da lavoura.

A biotecnologia começou a produzir sementes modificadas em laboratório, os chamados transgênicos. Causador de muita polêmica, o uso dessa tecnologia ainda vai ser alvo de debate por muito tempo. Isso porque, além da preservação da biodiversidade, os produtores teriam que se subordinar a uma única empresa que detém o monopólio da patente de transgênicos. Consequentemente, a segurança alimentar mundial estaria comprometida. Para os agricultores, preocupados apenas em comercializar seu produto, tem sido positivo o uso de transgênicos, pois eles permitem a redução dos custos de produção e uma melhor produtividade.

A agricultura orgânica torna-se quase inviável em produção de larga escala. Apesar dos inúmeros benefícios à população, aos recursos naturais, ao controle dos ecossistemas, ela ainda não é viável para a segurança alimentar da população, pois seus custos são elevados e os resultados não são pragmáticos. Há que se considerar também que a estrutura fundiária é importante para a consolidação da agricultura orgânica. No caso do Brasil, um país dominado pelo latifúndio, sua expansão e consolidação fica muito mais difícil.

A agricultura do futuro é incerta. Mas sabe-se que a tecnologia é que dominará o seu cenário: tanto a biotecnologia quanto a mecanização do campo.

 

Matéria da Brasil Escola. Por Régis Rodrigues.
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ALMEIDA, Regis Rodrigues de. “Agricultura do Futuro”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-futuro.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2022.

Veja também

18 de janeiro de 2022

Sustentabilidade na Agricultura

A sustentabilidade deve ser vista nas dimensões econômica, social e ambiental. A dimensão econômica, muitas vezes a mais considerada, é fundamental para a efetividade de qualquer atividade. Toda atividade precisa proporcionar o retorno financeiro suficiente para garantir a manutenção dos processos e a adequada rentabilidade econômica para […]

Continue lendo
02 de fevereiro de 2022

Nematoides: os parasitas de lavrouras

Os nematoides são parasitas que atacam todos os seres vivos, sejam animais ou vegetais. Na agricultura, como vermes de solo, representam uma importante categoria de microrganismos fitopatogênicos. Num cafezal infectado com nematoides, mesmo erradicando a cultura, ainda há a possibilidade de que esses vermes sobrevivam […]

Continue lendo
30 de janeiro de 2022

O que são hortaliças brássicas?

Alguns vegetais podem ter características muito parecidas, como seu formato ou coloração. Por isso, são divididos em grupos que ajudam a classificá-las de acordo com seus principais aspectos visuais e nutricionais. As hortaliças brássicas, apesar do nome não tradicional, estão mais presentes no nosso dia a […]

Continue lendo
Abrir WhatsApp